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sábado, 30 de junho de 2012


“O diretor deve contagiar sua equipe”, diz gestora escolar premiada.

Adriana Aguiar implantou ações em sua escola, no interior do Tocantins, que garantiram evasão zero e salto no Ideb.
Para combater uma evasão de 20% e melhorar a qualidade do ensino da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, em Gurupi, no Tocantins, a diretora Adriana da Costa Pereira Aguiar montou um plano de ação com foco em planejamento e gestão participativa. Em cinco anos, o resultado foi evasão zero, salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3,7, em 2007, para 5,1, em 2009, e 100% da equipe docente com dedicação exclusiva.
Observação, diagnóstico dos problemas e autoavaliação se converteram em plano pedagógico com mudanças estruturais, após Adriana participar em 2006 do curso Gestão para o Sucesso Escolar, oferecido pela Fundação Lemann. “Houve uma mudança de postura minha.O diretor tem que contagiar sua equipe”, afirma.
Adriana criou um sistema de pontos para os alunos trocarem por horas de acesso à internet na escola. Bom comportamento, participação, leitura e boas notas valem carimbos positivos. Caso contrário, o estudante recebe pontos negativos. Ela passou também a acompanhar as aulas de seus professores e a dar um retorno imediato sobre o trabalho, pontos fortes e o que precisava ser melhorado. O conteúdo das avaliações externas foi estudado e passou a ser cobrado em sala de aula.
A diretora destaca também a importância de sistematizar o trabalho, anotar todas as ações, projetos, planejamentos pedagógicos, análises dos resultados da escola e parcerias externas. “Aprendi muito no processo de inscrição do Prêmio Gestão Escolar (o qual ela venceu em 2010). Elaboramos um dossiê de 100 páginas com absolutamente tudo o que fizemos ao longo do ano e os motivos que nos levaram ao sucesso e às falhas”, conta.
Troca de experiências
Outro programa que ajudou Adriana em sua gestão foi um intercâmbio de experiências com o diretor de uma escola pública inglesa, promovido pelo British Council. “Eu enviava relatórios bimestrais a ele e tudo o que eu escrevia era lido, analisado e criticado. Aprendi mais do que na faculdade”, declara. As realidades eram diferentes, mas o olhar externo para a escola do interior do Tocantins, com cerca de 350 alunos, e classes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, fizeram a diretora repensar e aprimorar seus projetos.
Na última quinta-feira, Adriana contou sua experiência para uma plateia de 2.500 diretores, professores e profissionais das redes públicas de ensino durante o lançamento da Lidera, rede virtual que vai reunir ex-alunos dos cursos de formação da Fundação Lemann e demais educadores interessados. A plataforma reproduz uma cidade, na qual o usuário pode passear pelos ambientes – escola, biblioteca, universidade, livraria, cinema, centro de convenções – e participar de fóruns de discussão, ter acesso à material didático de apoio e cursos online.


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