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segunda-feira, 30 de abril de 2012

Jenis de Andrade: Pedro Tobias/PSDB faz projeto de lei que proíbe re...

VEJA O PROJETO:
Publicado no D.O. Legislativo, pág. 09 do dia 29/04/2012
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR


Nº 14, DE 2012Proíbe a conversão em pecúnia dos períodos de licença-prêmio
e de férias, no âmbito da Administração Pública Direta, das Autarquias e Fundações Estaduais e de outros Poderes do Estado, e dá providências correlatas.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

Artigo 1º - Fica vedada a conversão em pecúnia de períodos de licença-prêmio e de férias.
Artigo 2º - O disposto no artigo 1º desta lei complementar aplica-se:
I - aos servidores públicos da Administração Direta, aos servidores
militares e, quando submetidos ao regime estatutário, aos servidores das autarquias e das fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público;
II - aos membros e aos servidores do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública, bem como aos servidores do Quadro da Secretaria da Assembléia Legislativa.
Artigo 3º - Os dispositivos adiante especificados da Lei  Complementar nº 734, de 26/11/ 1993, passam a vigorar com a
seguinte redação:
I- O § 1º do artigo 205:
“§1º- As férias que, por necessidade do serviço ou qualquer outro motivo justo devidamente comprovado, tiverem seu gozo indeferido, serão anotadas para gozo oportuno, a requerimento
do interessado.” (NR)
II- O § 2º do artigo 211:
“§2º- Nos casos de licença-prêmio, aplicar-se-á o disposto no artigo 205 e seus parágrafos desta lei complementar.” (NR) Artigo 4º - Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas todas as disposições em contrário, Especialmente:
I – o parágrafo único do artigo 2º, e os artigos 3º e 4º, da Lei Complementar n.º 1.048, de 10/06/2008;
II - a Lei Complementar nº 1.015, de 15/10/ 2007; 

III - a Lei Complementar nº 989, de 17/01/2006.

JUSTIFICATIVA

A licença-prêmio deriva seu nome do conceito “prêmio por assiduidade”. Ela é um estímulo ao regular comparecimento ao trabalho e, ao mesmo tempo, atende a um princípio de saúde, dando oportunidade de descanso, lazer e convivência familiar ao servidor. Assim, não havendo faltas nem licença-saúde além do permitido na legislação, é concedida a fruição de até noventa dias de licença-prêmio.
No entanto, esse instituto não tem sido seguido à risca através do tempo, pois, desde sua implantação, diversas alterações da legislação possibilitaram sua conversão em pecúnia, em razão de impossibilidade de fruição, descaracterizando a função própria da licença.
Por outro lado, tal prática faz com que o Poder Público aumente os gastos com pessoal, e de uma maneira vultosa. É uma de suas obrigações o atendimento ao princípio da economicidade, observando os limites exigidos pela legislação da responsabilidade fiscal.
A atual legislação permite a conversão em pecúnia da licença-prêmio, inclusive com normas regulamentadoras próprias em cada um dos Poderes. Entendemos que a volta a vedação anterior é uma medida positiva, tanto para os servidores como para o Estado. A Administração deveria tomar providências para que a licença-prêmio sempre seja fruída, ainda que essa fruição seja postergada.
Sobre a conversão em pecúnia das férias podemos argumentar de igual maneira, visto que elas são um direito constitucional assegurado aos que trabalham, e pelas mesmas razões. A possibilidade de convertê-las em pecúnia representa uma diminuição dos períodos de repouso, e também significa elevação
das despesas públicas.
Recentemente houve um episódio envolvendo o Conselho Nacional de Justiça e o Poder Judiciário de vários estados, inclusive o nosso, sobre pagamento indevido de verbas indenizatórias.
Segundo notícias, o montante total ultrapassaria oitocentos milhões de reais. Felizmente, aquela Corte agiu de maneira tempestiva e adequada, detectando o problema. Essa é mais uma razão para que os Legislativos estaduais tomem medidas apropriadas, aperfeiçoando a legislação.
Portanto, solicitamos o apoio dos nossos pares para a aprovação
desta propositura.
Sala das Sessões, em 25/04/2012
a) Pedro Tobias - PSDB
Jenis de Andrade: Pedro Tobias/PSDB faz projeto de lei que proíbe re...

domingo, 29 de abril de 2012

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Blogs e Colunistas
20/01/2012
 às 19:13

Quando se paga o auxílio-reclusão

Escreve o leitor Guilherme Ribeiro,
Reinaldo, boa tarde.
Sou leitor assíduo do blog. Compartilho de praticamente todas as opiniões aqui expostas e sei que, íntegro que é, aceitará uma correção no texto - e por consequência, de sua essência.
O auxílio-reclusão, benefício previdenciário de espécie 25, não assistencial, é devido ao conjunto de dependentes do segurado (contribuinte do INSS) que se encontrar em estado de reclusão total ou parcial (excluindo-se aqui os de regime aberto/condicional) cujas contribuições/vencimentos não excedam o teto de R$ 905,05 (atualizado agora de acordo com o salário mínimo vigente).
Se o segurado não contribui, a família não recebe. Se contribui, mas ganha mais de R$ 915,05, a família também não recebe.
Vale lembrar que este teto, de R$ 915, é o mesmo aplicado como critério para concessão do salário-família (este, sim, de cunho assistencial).
Espero ter contribuído para a desmistificação e esclarecimento desta situação, comumente interpretada de modo incorreto.
Um forte abraço!
Por Reinaldo Azevedo
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/quando-se-paga-o-auxilio-reclusao/
ALCKMIN ANUNCIA REAJUSTE DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO PARA SERVIDOR PÚBLICO.

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin anunciou na manhã desta sexta-feira (27/04) em São Paulo, reajuste do auxílio-alimentação do funcionalismo público estadual. O anúncio foi feito durante evento de destruição de 1.400 armas na metalúrgica Etna Steel em Osasco na grande São Paulo.
Com o aumento, o valor que era de R$ 4,00 passa para R$ 8,00 atendendo parte da reivindicação da categoria que era de R$ 12,00 e passa a valer a partir de 1° Maio. O aumento de 100% atinge diretamente cerca de 200 mil servidores públicos estaduais. Para Lineu Mazano, Presidente da Fessp-Esp o aumento anunciado ainda não atende as necessidades do trabalhador porém é bem-vindo. “ Estamos lutando para conquistar melhorias e aos poucos o governo vem demonstrando interesse em negociar ”, ressaltou. 


JESUS SORRINDO! O artista deste quadro mora na Florida, ele pinta quadros enormes (do tamanho de uma porta) em 30-45 minutos.
O artista prefere permanecer anônimo e diz que quer que as obras falem por si mesmas. Observe com cuidado e veja que as obras foram assinadas 'Jesus Painter' (Jesus Pintor)..

Cristo rindo! Um conceito que eu nunca vi antes.
Lindas obras feitas a lápis...


quinta-feira, 26 de abril de 2012


O mundo é muito tentador, cuidado para não sair perdendo a cabeça por ai.

'Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.' João 15:19 

Tens feito a diferença no mundo ou tem se deixado levar por ele?

segunda-feira, 23 de abril de 2012

IAMSPE em greve!

O Iamspe iniciou hoje uma greve por tempo indeterminado.
A reivindicação gira em torno de melhores salários e o aumento do vale refeição de R$ 4,00 para R$ 25,00 (o poder judiciário recebe R$ 25,00 por vale-refeição, diferente de todos os outros servidores do Estado). 
Um panfleto explica aos servidores o porque da greve, e apresenta os "maravilhosos" salários de quem trabalha no Iamspe: 
Oficial administrativo: R$ 800,00 com as gratificações. 
Auxiliar de enfermagem: R$ 794,00 com as gratificações. 
Psicólogo: R$ 1.182,00 com as gratificações 
Médico R$ 1.890,00 com as gratificações. O salário base do médico é de R$ 655,00. 
O papel não informa quantas horas de trabalho por semana. De qualquer forma, o salário é vergonhoso, assim como o dos profissionais da educação. 

"É o governo de São Paulo trabalhando por você!"

domingo, 22 de abril de 2012

Prioridade Educação: Educação é prioridade?

Prioridade Educação: Educação é prioridade?: Até a ortografia muda, mas o descaso com  educação pública...
NOVAS REGRAS PARA O BÔNUS DA EDUCAÇÃO SAIRÃO ATÉ JULHO

Clipping Educacional - SECOM/CPP

O secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald, afirmou ontem (18/4), que deve enviar, até julho, o projeto com as mudanças no Bônus da Educação paracer aprovado pela Assembleia Legislativa. O objetivo é que as novas regras entrem em vigor em 2013.
Segundo o secretário, o bônus está sendo revisto devido à "vulnerabilidade das regiões das escolas". Serão considerados critérios como a localização da escola e as condições econômicas dos moradores dos bairros e dos estudantes. Com relação à suposta fraude na nota de uma escola de Sorocaba (99 Km de SP), Voorwald disse que só vai tomar uma providência após o final do caso.
SECOM/CPP - com nota divulgada à imprensa do secretário da Educação do Estado de São Paulo 

Estado vai chamar 9.000 professores no mês que vem

Rafael Italiani e Thâmara Kaoru
do Agora

A Secretaria de Estado da Educação irá convocar, na segunda quinzena de maio, 9.000 professores de educação básica (PEB 2).
A informação é do governador de São Paulo Geraldo Alckmin.
Serão convocados os educadores aprovados no concurso de março de 2010.
Eles precisarão passar pela escola de formação, que tem duração de quatro meses.
Caso consiga a pontuação necessária na prova final, o educador poderá dar aulas.
Segundo o governador, os professores devem iniciar a escola de formação no segundo semestre e começar a dar aula no ano que vem.

sábado, 21 de abril de 2012


DIA DA TERRA

Vamos conservar nosso planeta!
O dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de abril. A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Válida para todos os municípios do Brasil.
Se concordar, repasse e entre no movimento: “menos (-) Vereadores + Professores + Médicos + Escolas + Hospitais”!!! 
O outdoor colocado na Rua Olívio Domingos Brugnago, no bairro Vila Nova, em Jaraguá do Sul-SC, demonstra a indignação sobre a proposta de aumento do número de vereadores nas Câmaras Municipais do Brasil.


Na Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul-SC, foi colocado o outdoor abaixo:


E finalmente...
E finalmente...
Você concorda?
Então repasse!!
Precisamos "URGENTEMENTE " de uma campanha dessas NO RESTO DO PAÍS
"Seja você, a mudança que está tentando criar"
(Mahatma Gandhi)
PIRACICABA QUE ADORO TANTO, CHEIAS DE FLORES, CHEIA DE ENCANTO...
MINHA QUERIDA CIDADE QUE AMO TANTO. M.GILDA

terça-feira, 17 de abril de 2012

Quem fez o curso de formação e ganhou a bolsa DEVE DECLARAR NO IMPOSTO DE RENDA (embora essa renda não seja tributada) Esteja atento com o Leão, pois pode dar dor de cabeça depois...
Secretaria de Estado da Educaçãodrhunet.edunet.sp.gov.br
Normalmente nós pedimos pelos que sofrem, pelos que choram, pelos que passam fome, oramos pelos doentes e rogamos pelos infelizes.
Hoje vamos inverter a ordem e vamos dizer: 
Senhor, não te suplicamos pelos desesperados, nós te pedimos por aqueles que promovem o desespero. Não te rogamos pelos que choram, mas pelos infelizes que são responsáveis pelas lágrimas.

sábado, 14 de abril de 2012

PROFESSOR AUXILIAR - MUDANÇAS 


No dia 12/04/2012 saiu a resolução 44 que altera aquela que diz sobre o número mínimo de alunos em sala para que haja o professor auxiliar. 

Resolução SE 44, de 12-4-2012 

Altera dispositivos da Resolução SE nº 2, de 12-01- 2012, que dispõe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio  da rede pública estadual 
O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – CGEB, resolve: 

Artigo 1º - Os §§ 1º e 2º do artigo 4º da Resolução SE nº 2, de 12-01-2012, passam a vigorar com a seguinte redação: 

Artigo 4º - ............................................................................ 

"§ 1º - A atuação do Professor Auxiliar ocorrerá, ouvido o professor responsável pela classe ou disciplina, simultaneamente às atividades desenvolvidas no horário regular de aula, mediante atendimento individualizado ou em grupo, que propicie ao aluno condições indispensáveis à aprendizagem, nas situações de ensino asseguradas à classe, podendo, em caso de comprovada necessidade, ser as atividades desenvolvidas em período diverso ao da aula regular. 

§ 2º - O Professor Auxiliar poderá atuar em classes de ensino fundamental e médio, cujo número de alunos totalize, no mínimo: 

I – 25 (vinte e cinco) alunos nas classes de ensinofundamental; e
II – 30 (trinta) alunos nas classes de ensino médio." (NR) 


Artigo 2º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Data: 13/04/2012

DECRETO Nº 57.965, DE 12 DE ABRIL DE 2012
Suspende o expediente nas repartições públicas estaduais no dia 30 de abril de 2012 e dá providências correlatas

GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, Considerando que a suspensão do expediente nas repartições públicas estaduais no próximo dia 30 de abril se revela conveniente à Administração Estadual e ao servidor público; e Considerando que o fechamento das repartições públicas estaduais deverá ocorrer sem redução das horas de trabalho semanal a que os servidores públicos estaduais estão obrigados nos termos da legislação vigente,
Decreta: 
Artigo 1º - Fica suspenso o expediente nas repartições públicas estaduais no dia 30 de abril de 2012. 

Artigo 2º - Em decorrência do disposto no artigo 1º deste decreto, os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas, à razão de 1 (uma) hora diária, a partir do dia 16 de abril de 2012, observada a jornada de trabalho a que estiverem sujeitos. 

§ 1º - Caberá ao superior hierárquico determinar, em relação a cada servidor, a compensação a ser feita de acordo com o interesse e a peculiaridade do serviço. 

§ 2º - A não compensação das horas de trabalho acarretará os descontos pertinentes ou, se for o caso, falta ao serviço no dia sujeito à compensação. 

Artigo 3º - As repartições públicas que prestam serviços essenciais e de interesse público, que tenham o funcionamento ininterrupto, terão expediente normal no dia mencionado no artigo 1º deste decreto. 

Artigo 4º - Caberá às autoridades competentes de cada Secretaria de Estado e da Procuradoria Geral do Estado fiscalizar o cumprimento das disposições deste decreto. 

Artigo 5º - Os dirigentes das Autarquias Estaduais e das Fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público poderão adequar o disposto neste decreto às entidades que dirigem. 

Artigo 6º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 12 de abril de 2012
GERALDO ALCKMIN
Mônika Carneiro Meira Bergamaschi Secretária de Agricultura e Abastecimento
Paulo Alexandre Pereira Barbosa Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
Luis Celso Vieira Sobral Secretário-Adjunto, Respondendo pelo Expediente da Secretaria da Cultura
Herman Jacobus Cornelis Voorwald Secretário da Educação


Publicado na Casa Civil, aos 12 de abril de 2012.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mateus Prado cursou Sociologia e Políticas Públicas na USP. É presidente nacional do Instituto Henfil e autor de livros didáticos. Presta assessoria em Enem
Mateus Prado
Educador analisa o Enem, os vestibulares e o ensino brasileiro

Bônus para professor é erro pedagógico e incentiva fraude - Professores de Sorocaba não são os únicos que escolhem o caminho mais rápido para receber três salários

11/04/2012 17:09

Há um ano, esta coluna já havia apontado erros pedagógicos do sistema de bônus para professores da rede pública do Estado de São Paulo, como o fato de que a ação é incapaz de atrair os melhores profissionais para a carreira. Agora, após denúncia apresentada pelo iG de suspeita de fraude no Saresp em escola de Sorocaba, no interior de SP, fica também claro que o bônus causa outras externalidades (consequências que podem gerar políticas alheias a seus objetivos) extremamente “não educativas”.
Concedendo prêmios que podem chegar a três vezes o salário mensal de um profissional da educação é obvio que alguns profissionais – se não a maioria – vão preferir o caminho mais rápido, simples e direto para receber esses três milagrosos salários de recompensa. No caso de Sorocaba, esta recompensa seria pelo risco de ser pego cometendo uma irregularidade, ainda que ele seja pequeno e encarado também por professores em inúmeros outros colégios. A descoberta da suposta fraude pelo iG se deu muito mais pelo tamanho da sede do professor ou professores envolvidos na fraude do que pela desconfiança da sociedade em relação ao sistema.
Para uma equipe dedicada somente à educação como a do iG fica óbvio que uma escola na periferia de Sorocaba, com alunos carentes, que dobra seu resultado na avaliação rapidamente, não registra nenhuma falta no dia da prova e tem alunos que acertam todas as questões de matemática escondia algo. Quem trabalha com educação sabe que não existem milagres. Não há implantação na área. O que pode haver é desenvolvimento. Todas as provas de avaliação baseadas em notas absolutas demonstram muito mais a história socioeconômica do grupo avaliado do que a qualidade do processo educativo.
No mundo moderno e na administração pública moderna deve haver planejamento para atingir melhor resultados com os recursos disponíveis, que são sempre finitos. Os processos devem ser planejados considerando as fraquezas humanas e com todo o cuidado para não estar expostos a elas. Quem precisa ser virtuoso são as instituições e os processos, pois não podemos esperar que todas as pessoas sejam, principalmente quando o governo aplica incentivos monetários para profissionais extremamente mal pagos e que se sentem injustiçados pelo bônus. Instituições e processos virtuosos protegem o estado das ações não virtuosas.
Existem duas formas de melhorar substancialmente a qualidade da educação de um Estado ou de um país. A primeira é melhorar as condições socioeconômicas de seu povo, já que as pesquisas demonstram que, fora exceções, o rendimento em avaliações de alunos está relacionado com suas histórias de vida. A segunda, e sobre a qual o governo tem poder de ação mais imediato, é atrair melhores profissionais para a carreira de professor. Ganhando 60% a menos do que um profissional com a mesma escolaridade em outra profissão, não é o bônus, incerto e eventual, que irá atrair talentos para as salas de aula, mas sim o simples aumento dos salários dos professores. Passar alguns anos reajustando salários na mesma proporção do aumento de recurso per capita do Fundeb (este ano mais de 22% contra 6% de inflação acumulada) poderá, em um médio espaço de tempo, igualar os salários dos professores às médias de outras carreiras. Aí é só esperar que as novas gerações se interessarem mais pela profissão.

Clipping Educacional - SECOM / CPP 

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo irá investigar uma suposta fraude na nota do índice de desenvolvimento da educação do Estado (Idesp), que leva em consideração o Saresp. 
A Escola Estadual Reverendo Augusto da Silva Dourado, de Sorocaba, alcançou a média 9,3 em 2011, a maior do Estado. Os alunos afirmam que tiveram ajuda dos professores para realizar o exame. No ano anterior, a média tinha sido de 6,07. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Em nota, a pasta informou que "solicitará à Fundação Vunesp, responsável pela aplicação do Saresp, um relatório". Pelo Idesp, a secretaria determina os bônus a serem pagos aos servidores.
Ainda de acordo com a secretaria, a aplicação do Saresp é feita por professores de outras unidades ou outras séries, com a presença de fiscais.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Mestrado para professor de matemática terá 1.575 vagas - Inscrições começam em maio
03 de abril de 2012 | 12h 26

Estadão .edu

Começam em maio as incrições para o único mestrado profissional semipresencial em matemática recomendado pelo Ministério da Educação. Professores de matemática que lecionam em escolas públicas poderão concorrer a uma das 1.575 vagas previstas para 2013. 

Os professores selecionados receberão uma bolsa da Capes no valor de R$ 1.200. Atualmente 2.500 professores da rede pública estão no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), que é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O mestrado tem duração de dois anos. Mais informações no sitehttp://portal.mec.gov.br/
226 mil disputam vaga em concurso de agente escolar

Fernanda Brigatti
do Agora
O concurso público para a seleção de agente de organização escolar da Secretaria de Estadual de Educação recebeu 226 mil inscrições.
Com isso, a concorrência ficou em 22,75 candidatos por vaga, segundo informações passadas pela Vunesp.
O Estado abriu 9.932 vagas para esse concurso.
O cargo é para candidatos de nível médio.
O salário inicial da função é de R$ 800.
Os agentes são responsáveis pela orientação dos alunos e por auxiliar o trabalho da secretaria da escola.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Artigo

A utopia sufoca a educação de qualidade

"Se a diferença que mais impacta a qualidade de vida das pessoas é a de renda, e se a fonte principal de renda é o trabalho, então precisamos de um sistema educacional que coloque ricos e pobres em igualdade de condições para concorrer no mercado de trabalho"
Gustavo Ioschpe

A missão da boa escola é ensinar as disciplinas fundamentais aos alunos, e não tentar corrigir as desigualdades do Brasil (Jonne Roriz/AE)
Um dos males que assolam nossa educação é a esperança vã de pensadores e legisladores de que uma escola que mal consegue ensinar o básico resolva todos os problemas sociais e éticos do país. Eles criaram um sistema com um currículo imenso, sistemas de livros didáticos em que o objetivo até das disciplinas científicas é formar um cidadão consciente e tolerante. Responsabilizaram a escola pela formação de condutas que vão desde a preservação do meio ambiente até os cuidados com a saúde; instituíram cotas raciais e forçaram as escolas a receber alunos com necessidades especiais. A agenda maximalista seria uma maneira de sanar desigualdades e corrigir injustiças. O Brasil deveria questionar essa agenda.
Primeira pergunta: nossas escolas conseguem dar conta desse recado? A resposta é, definitivamente, não. Estão aí todas as avaliações nacionais e internacionais mostrando que a única igualdade que nosso sistema educacional conseguiu atingir é ser igualmente péssimo. Copiamos o ponto final de programas adotados nos países europeus sem termos passado pelo desenvolvimento histórico que lhes dá sustentação.
Segunda pergunta: esse desejo expansionista faz bem ou mal ao nosso sistema educacional? Será um caso em que mirar no inatingível ajuda a ampliar o alcançável ou, pelo contrário, a sobrecarga faz com que a carroça se mova ainda mais devagar? Acredito que seja o último. Por várias razões. A primeira é simplesmente que essas demandas todas tornam impossível que o sistema tenha um foco. Perseguir todas as ideias que aparecem -- mesmo que sejam todas nobres e excelentes -- é um erro. Infelizmente, a maioria dos nossos intelectuais e legisladores não tem experiência administrativa, e acredita ser possível resolver qualquer problema criando uma lei. No confronto entre intenções e realidade, a última sempre vence. A segunda razão para preocupação é que, com uma agenda tão extensa e bicéfala -- formar o cidadão virtuoso e o aluno de raciocínio afiado e com conhecimentos sólidos --, sempre é possível dizer que uma parte não está sendo cumprida porque a prioridade é a outra: o aluno é analfabeto, mas solidário, entende? (Com a vantagem de que não há nenhum índice para medir solidariedade.) E, finalmente, porque quando as intenções ultrapassam a capacidade de execução do sistema o que ocorre é que o agente -- cada professor ou diretor -- vira um legislador, cabendo a ele o papel de decidir quais partes das inatingíveis demandas vai cumprir. Uma medida que deveria estimular a cidadania tem o efeito oposto: incentiva o desrespeito à lei, que é a base fundamental da vida em sociedade.
Eduardo Nicolau/AE
As aulas de ciências e as de português e matemática são as que vão fazer diferença positiva na vida dos jovens quando eles chegarem ao mercado
Terceira pergunta: mesmo que todas essas nobres intenções fossem exequíveis, sua execução cumpriria as aspirações de seus mentores, construindo um país menos desigual? Eu diria que não apenas não cumpriria esses objetivos como iria na direção oposta. Deixe-me dar um exemplo com essas novas matérias inseridas no currículo do ensino médio -- música, sociologia e filosofia. A lógica que norteou a decisão é que não seria justo que os alunos pobres fossem privados dos privilégios intelec-tuais de seus colegas ricos. O que não é justo, a meu ver, é que a adição dessas disciplinas torna ainda mais difícil para os pobres se equiparar aos alunos mais ricos nas matérias que realmente vão ser decisivas em sua vida. A desigualdade entre os dois grupos tende a aumentar. A triste realidade é que, por viverem em ambientes mais letrados e com pais mais instruídos, alunos de famílias ricas precisam de menos horas de instrução para se alfabetizar. É pouco provável que um aluno rico saia da 1ª série sem estar alfabetizado, enquanto é muito provável que o aluno pobre chegue ao 3º ano nessa condição. O aluno rico pode, portanto, se dar ao luxo de ter aula de música. Para nivelar o jogo, o aluno pobre deveria estar usando essas horas para se recuperar do atraso, especialmente nas habilidades basilares: português, matemática e ciências. É o domínio dessas habilidades que lhe será cobrado quando ingressar na vida profissional. Se esses pensadores querem a escola como niveladora de diferenças, se a diferença que mais impacta a qualidade de vida das pessoas é a de renda, e se a fonte principal de renda é o trabalho, então precisamos de um sistema educacional que coloque ricos e pobres em igualdade de condições para concorrer no mercado de trabalho. O que, por sua vez, presume uma educação desigual entre pobres e ricos, fazendo com que a escola dê aos primeiros as competências intelectuais que os últimos já trazem de casa. Estou argumentando baseado em uma lógica supostamente de esquerda (digo supostamente porque, nesse caso, é transparente que as boas intenções dos revolucionários de poltrona só aprofundam as desigualdades que eles pretendem diminuir).
O mercado de trabalho valoriza mais as habilidades cognitivas e emocionais não porque os nossos empregadores sejam mesquinhos, mas porque, em um mercado competitivo, precisam remunerar seus trabalhadores de acordo com sua produtividade. Essa é a lógica inquebrantável do sistema de livre-iniciativa. Não adianta pedir ao gerente de recursos humanos que seja “solidário” na hora da contratação e leve em conta que os candidatos à vaga vêm de origens sociais diferentes, porque, se o recrutador selecionar o funcionário menos competente, o mais certo é que em breve ambos estejam solidariamente no olho da rua. Não conheço nenhum estudo que demonstre o impacto de uma educação filosoficamente inclusiva sobre o bem-estar das pessoas. Mas há vários estudos empíricos sobre a desigualdade no Brasil. O que eles informam é assustador: o fator número 1 na explicação das desigualdades de renda é, de longe, a desigualdade educacional (disponíveis em twitter.com/gioschpe). Ao criarmos uma escola sobrecarregada com a missão de não apenas formar o brasileiro do futuro mas corrigir as desigualdades de 500 anos de história, nós nos asseguramos de que ela se tornará um fracasso. A escola não pode fracassar, pois é a alavanca de salvação do Brasil.
O tipo de escola pública que queremos é uma discussão em última instância política, e não técnica. É legítimo, embora estúpido, que a maioria dos brasileiros prefira uma educação que fracasse em ensinar a tabuada mas ensine bem a fazer um pagode. Acrescento apenas uma indispensável condição: que a população seja informada, de modo claro e honesto, sobre as consequências de suas escolhas. Quais as perdas e os ganhos de cada caminho. O que é, aí sim, antidemocrático e desonesto é criar a ilusão de que não precisamos fazer escolhas, de que podemos tudo e de que conseguiremos obter tudo ao mesmo tempo, agora. Infelizmente, é exatamente isso que vem sendo tentado. Nossas lideranças se valem do abissal desconhecimento da maioria da população sobre o que é uma educação de excelência para vender-lhe a possibilidade do paraíso terreno em que professores despreparados podem formar o novo homem e o profissional de sucesso. Essa utopia, como todas as outras, acaba em decepção e atraso. Essa pretensa revolução, como todas as outras, termina beneficiando apenas os burocratas que a implementam.

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/a-utopia-sufoca-a-educacao-de-qualidade

sábado, 7 de abril de 2012

GERALDO VANDRÉ

Depois de quatro décadas de isolamento, o cantor e compositor Geraldo Vandré, que se transformou em um dos maiores enigmas da MPB, resolve finalmente quebrar o silêncio. Autor de clássicos como "Disparada" e "Pra Não Dizer que Falei das Flores" -- esta, transformada em hino de manifestações contra a ditadura militar - Vandré deu uma entrevista ao repórter Geneton Moraes Neto no dia em que completava 75 anos de idade. Desde que voltou do exílio, no segundo semestre de 1973, ele não falava para a televisão.
40% das aulas na rede pública de SP serão digitais

05/04/2012 - 08h05 | da Folha.com
DE SÃO PAULO
O governo de São Paulo anunciou que transformará 40% da carga horária de suas escolas em conteúdos digitais, com apoio de lousas digitais e computadores.

A informação é de reportagem de Fábio Takahashi publicada na edição desta quinta-feira da Folha. A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Uma empresa será a responsável por instalar equipamentos, treinar professores para as atividades e até desenvolver conteúdos para as aulas.

O investimento previsto é de R$ 5,5 bilhões, em dez anos. O valor é cinco vezes maior que o previsto para a reforma de escolas neste ano.

Pesquisas nacionais e internacionais que abordaram o uso de tecnologia na educação não detectaram melhora no rendimento dos alunos.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Inscrição para professor mudar de escola começa 3ª

Cristiane Gercina
do Agora

A Secretaria de Estado da Educação abrirá, na próxima terça-feira, as inscrições para os professores que queiram mudar de escola.

A lista com as vagas será publicada no "Diário Oficial" do Estado e também estará disponível nosite da Educação, mas o professor poderá indicar qualquer unidade escolar, mesmo que não apresente vagas iniciais, pois poderá concorrer às vagas que serão abertas caso haja transferência de algum outro docente da unidade.

Podem participar do processo de transferência os professores efetivos.

Quem está em estágio probatório, ou seja, é professor recém-contratado da rede estadual, não pode pedir para mudar de escola.

Esse pedido poderá ser feito apenas depois de passar pelo estágio probatório, que tem duração de quase três anos.
Declare o IR até a Páscoa e tenha a restituição em agosto
Cristiane Gercina
do Agora
Quem entregar a declaração do Imposto de Renda até o domingo de Páscoa tem a chance de receber a grana da restituição no terceiro lote, que será pago em agosto.
O prazo para declarar o imposto vai até o final do mês.
Até a última quarta, a Receita já havia recebido 6,5 milhões de declarações.
Neste ano, são esperadas 25 milhões de declarações.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

02/04/2012 - ENQUETE SOBRE O BÔNUS DOS PROFESSORES DO ESTADO DE S.P.- (Respondida até este momento)
47.25% Não recebeu


7.12% Abaixo de R$ 100,00


12.29% De R$ 101,00 a R$ 1.000,00


8.46% De R$ 1.001,00 a R$ 2.000,00


5.45% De R$ 2.001,00 a R$ 3.000,00


4.57% De R$ 3.001,00 a R$ 4.000,00


4.65% De R$ 4.001,00 a R$ 7.000,00


0.91% De R$ 7.001,00 a R$ 10.000,00


9.31% De R$ 10.001,00 a R$ 15.000,00


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