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sábado, 18 de fevereiro de 2012

A Correta Jornada do/a Professor/a: questão Educacional, Moral e Legal

A aula, a relação direta entre professor/a e estudantes, é um ponto de partida para o estudo e a construção de saberes, para o desenvolvimento cognitivo e relacional, para reflexões e atuações cidadãs, para a capacitação para o presente e para o futuro. Enfim, para a formação integral de seres humanos.
Mas a aula também é um ponto de chegada, é fruto de um planejamento pedagógico, da preparação feita pelo/a professor/a, pormenorizada nas especificidades de cada turma e, mais ainda, nas características individuais de cada estudante. A aula é preparada, também, a partir das atualizações e contínuos estudos dos/as professores/as, que necessitam ser debatidos e pensados coletivamente entre os/as profissionais de uma mesma escola, dada a transversalidade das questões e das disciplinas. Para que as aulas avancem e de fato acompanhem o desenvolvimento de cada estudante, os/as professores/as também partem das atividades realizadas, que precisam ser minuciosamente avaliadas e analisadas.
"Imaginem" não haver tempo e condições de fato para a realização de toda essa preparação? Como será a aula? Que ponto de partida ela desencadeará? O que a aula poderá (des)construir?
Essas são as perguntas que devem nos mobilizar frente a lei 11.738/08, referente à jornada de trabalho dos/as professores. Há, é claro, outras questões fundamentais para que se tenha condições mínimas para uma boa aula, como a valorização do/a professor/a e a quantidade de alunos por sala, por exemplo. Ao lado delas, é urgente a implementação correta da jornada da lei do piso nacional dos professores, que determina 1/3 da jornada para as atividades extra-classe de preparação de aulas.
Esse não é um assunto de professores! Esse é um assunto da sociedade! Se queremos pensar em qualidade de vida e em desenvolvimento social, temos aí um assunto urgente!

Abaixo, segue a "Carta Aberta à População", elaborada pela APEOESP.

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