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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Professora Maria Antonia da EE Paulo Luiz Valério expõe trabalho no I Colóquio de Práticas Educativa de Ciências Humanas

Professora Maria Antonia da EE Paulo Luiz Valério expõe trabalho no I Colóquio de Práticas Educativa de Ciências Humanas
      
1. Introdução  - Na sua formação, inúmeras manifestações culturais foram fruto da miscigenação racial do povo brasileiro. Entre eles os costumes, danças, lendas, festas e a variedade da culinária brasileira. Na elaboração dos pratos típicos devemos ressaltar como influência africana  o azeite de Dendê e a feijoada - fruto da adaptação do negro as condições adversas da escravidão feita com sobras de carnes. 
 No Brasil indígena, bem antes da chegada dos Portugueses, já se conheciam inúmeros produtos cultivados para a alimentação, na produção de bebidas e condimentos, entre eles o milho, mandioca (para fazer farinha) e aipim. Diversas frutas eram utilizadas na alimentação e preparos de bebidas como o caju (base da bebida alucinógena conhecida como Cauim), além da caça e pesca. Uma das maiores contribuição dos indígenas na nossa alimentação foram os produtos derivados da mandioca.
2. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO - Utilizando-se dos conteúdos e habilidades  propostos no currículo oficial de Ciências Humanas SEE/SP de História da 6ª série/7° ano do Ensino fundamental e situações de aprendizagem  apresentadas no Caderno do aluno – Volume 2 e 3, propomos aos alunos uma pesquisa referente a influência  da culinária africana e indígena na cultura brasileira. Salientando a importância dos condimentos e especiarias na conservação dos alimentos, o trabalho culminou em uma degustação de pratos elaborados pelos alunos e exposição de atividades envolvendo os temas – Expansão marítima nos séculos XV e XVI e O encontro dos portugueses com o povo indígena. 
 3. OBJETIVOS
       Ø  Reconhecer e valorizar a diversidade dos patrimônios etno-culturais e artísticos, identificando-a em suas manifestações e representações ao longo da história;
  
Ø  Identificar as principais características e consequências das relações estabelecidas entre os povos da África e América;
Ø  Identificar  costumes, danças, lendas, festas dentre outras inúmeras manifestações culturais que foram fruto da miscigenação racial do povo brasileiro, na sua formação;
Ø  Ressaltar as qualidades inigualáveis quanto ao sabor, qualidade, beleza e variedade da culinária do povo brasileiro, culinária esta que se utilizou das influências indígenas e negras.
alunos do 7º ano/6ª série - Profªorientadora MariaAntonia Rodrigues
4. METODOLOGIA  E RESULTADOS
Ø  Pesquisa bibliográfica e internet utilizando-se da biblioteca escolar e sala de informática (Acessa escola) sobre a influência da cultura africana e indígena na culinária brasileira
Ø  Escolha de pratos típicos indígenas e africanos com base em sua experiência familiar
Ø  Pesquisa da receita, histórico, dos ingredientes e condimentos envolvidos no prato típico escolhido
Ø  Complementando o trabalho foi proposto um dicionário indígena e africano para compreensão da atividade  alunos e familiares (os dicionários farão parte do acervo da escola)
Ø  Elaboração de um livro de receita contendo os pratos típicos escolhidos (os livros de receitas será oferecido aos familiares dos alunos)
Ø  Elaboração dos pratos – culinária indígena e africana pelos alunos e familiares
Ø  Dia de degustação dos pratos típicos pelos alunos e familiares
Ø  Exposição e apresentação da pesquisa (painel ilustrativo) relacionada ao histórico, curiosidades e influência do povo indígena e africano na nossa culinária e sociedade.

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através do projeto – Influência africanas e indígenas na culinária brasileira, pode-se constatar  que é possível auxiliar o educando a ter um entendimento mais adequado de sua realidade social a partir da transformação de suas experiências vividas em experiências compreendidas, e estender essa compreensão a outros contextos diferenciados, ou seja, ao campo específico da História.
. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ø  Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC,2004
Ø  Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias – São Paulo: SEE, 2010.
Atividades desenvolvidas sob a coordenação de Marly   Marsulo

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